Conversando com os especialistas

novembro de 2000


Especialistas disponibilizaram artigos e estarão respondendo dúvidas durante o mês de novembro. Isto será feito através de uma lista de discussão, na qual você permanecerá anônimo se desejar. Não hesite: a lista funcionará somente durante este mês.

Encontrará, nestas páginas, links para os artigos e páginas pessoais dos especialistas. Sugerimos que leia os artigos e depois procure a lista de discussão para fazer perguntas aos especialistas, mas esta não é a única possibilidade: você pode clicar aqui para ir diretamente à Lista de Discussão com os especialistas.

Poderá, também, buscar os artigos mais tarde percorrendo os resumos abaixo, onde descobrirá quem são os especialistas e encontrará alguns dos seus artigos.

Entre os assuntos em discussão neste momento estão:
  • Saúde da Criança
  • Retinoblastoma
  • Meningeoma ou Neurofibroma?
  • Terceira Idade
  • Amamentação X Hepatite
  • Tumor da Medula Lombar
  • Endocrinologia
  • Sexo Seguro, AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Telemedicina no Brasil
  • Medicina na Internet
  • Terapia Intensiva
  • Lesões por Esforços Repetitivos
  • Problemas com a Voz
  • Exames por Imagem
  • Doação de Sangue
  • Hepatites
  • Patologias Mamárias
  • Ginecologia
  • Reabilitação Visual
  • Distúrbios da Visão
  • Campanha Nacional de Reabilitação Visual
  • ISO 9000 e Medicina
  • Obesidade

os Temas e os Especialistas

modificado de http://sites.netscape.net/ezlivinde/dramshopdelaware

Alessandra Rascovski é endocrinologista, e está respondendo sobre obesidade como doença e seu tratamento, compulsão alimentar, tensão pré-menstrual, diabetes e doenças da tireóide.

modificado de http://netsim.fm.usp.br/vrml/

Alexandre Chater Taleb, oftalmologista, responde sobre catarata, glaucoma, miopia, hipermetropia e astigmatismo, cirurgia refrativa, vista cansada, estrabismo e descolamento de retina.

modificado de http://pampa.tche.br/imama/pagina1.htm

Sou Ana Paula Torres Schor, especialista em  patologia mamária, e estaremos discutindo o câncer de mama, os métodos diagnósticos disponíveis e outras coisas que sejam curiosidade ou interesse da população. Venha conversar comigo sobre câncer de mama.

modificado de http://www.uri.edu/nursing/programs/msgerontology.html

Quedas são freqüentes entre idosos, porém é fundamental diferenciar as causas de quedas do processo de envelhecimento, para melhor lançar mão de técnicas de intervenção para evitá-las. Angélica Massako Yamaguchi é geriatra e trabalha profissionalmente com o tema, e estará atendendo dúvidas sobre A Importância de Quedas na Terceira Idade.

modificado de http://info.med.yale.edu/intmed/endocrin/research_prog.html

Evandro Oliveira Jr. é patologista clínico e trabalha com biologia molecular em hepatites virais, que acometem milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. O diagnóstico é clínico e laboratorial e anátomo-patológico, e o diagnóstico laboratorial se faz através de provas bioquímicas, sorológicas e de biologia molecular.

modificado de http://search.corbis.com/

A doação de Sangue é insubstituível e não traz risco à saúde de quem doa. Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre os benefícios que a doação de sangue pode trazer para o doador e para quem recebe o sangue, discuta com o Dr. José Augusto Barreto, diretor do serviço de hemoterapia do Hospital do Servidor Público Estadual – SP e médico hematologista e hemoterapeuta do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

modificado de http://www.cbo.com.br/visao/index.htm

Henrique Kikuta é oftalmologista e membro da Coordenação Nacional do Conselho Brasileiro de Oftalmologia que está promovendo a Campanha Nacional de Reabilitação Visual "Olho no Olho" que tem sido divulgada pela imprensa. Estará respondendo sobre Anatomia e Fisiologia do Olho,   O Olho e a Visão, Problemas Oftalmológicos Mais Freqüentes nos EscolaresInstruções para a Medida da Acuidade Visual e Critérios de Encaminhamento para Exame Oftalmológico.

modificado de http://australiaresorts.com/cairns/greatadventures/index.htm

Leila Strazza é psicóloga e trabalha com Prevenção da AIDS e DSTs. Vivemos um momento da História da Humanidade em que não mais se admite o adoecer por falta de informação. A Conferência Internacional de AIDS, que ocorreu na cidade de Durban na África do Sul, em julho de 2000, teve como motivo a expressão "BREAK THE SILENCE" - "QUEBRAR O SILÊNCIO" . Esta é pois a nossa proposta para o tópico acima proposto. Convidamos todos os internautas a uma conversa franca a respeito da prevenção da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Desejamos esclarecer dúvidas e se possível contribuir para mudanças de comportamento que tragam segurança no que se refere a hábitos sexuais e de uso de drogas. Sintam-se à vontade para nos contactar.

Links sugeridos: www.saudetotal.com/sexoseg/index.htm  
                             www.saudetotal.com/dim/hivdfgen/port.htm  
                              www.saudetotal.com/strazza.htm

modificado de http://204.202.137.115/sections/science/DailyNews/exped_ecuador981207pt7.html

O Dr. Marco Moura é pediatra. No fórum de discussão estará disponível para esclarecer suas dúvidas relacionadas à saúde de crianças e adolescentes. Para iniciar a discussão, ele sugere a leitura dos temas apresentados na página de Utilidades Pediátricas que organizou.

modificado de http://www.rad.upenn.edu/

Mauro Miguel Daniel, radiologista, propõe discussões sobre:

  • mamografia: quais as indicações e a importância de se realizar a mamografia periodicamente e como o exame é feito
  • comparar mamografia versus ultra-sonografia das mamas: quando realizar um ou outro método e se existe complementaridade entre os métodos
  • biópsia de mama: quais as indicações de biópsia de mama e como é feita a biópsia de mama em um departamento de triagem.

Se você tem curiosidade sobre o assunto, se está passando por estes exames e quer maiores esclarecimentos, ou se é um profissional de saúde de outra especialidade, converse com o Dr. Mauro.

modificado de http://esesol2.essex.ac.uk/~djmrob/phono.html

Midori Hanayama é fonoaudióloga e lembra que:

"Os problemas de voz tais como rouquidão, dor e ardor ao falar, sensação de bola na garganta podem estar refletindo o uso inadequado da voz, ou o abuso vocal ou alguma doença nas pregas vocais. Cada caso requer orientação específica.

Todos temos vozes maravilhosas. Entretanto, às vezes, por diversos motivos, nos acostumamos a usar a voz de forma inadequada. E você, está satisfeito com a sua voz? A voz pode estar fina demais, grossa demais, fanhosa, esganiçada, mesmo com as cordas vocais normais. Com um treinamento adequado, podemos impostá-la e recuperar a voz original."

modificado de http://antiquescientifica.com/alerts.htm

As lesões por esforços repetitivos (LER) são um grupo de doenças que atingem vários trabalhadores. Venha discutir conosco. Escreva e dê sugestões. Páris Ali Ramadan é especialista em Medicina do Trabalho.

modificado de http://search.corbis.com/

Dr. Romano José Scarpitta é médico intensivista e diz:

"Esta página é dedicada ao internauta leigo que desconhece o trabalho desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva, onde com freqüência se depara com rostos do final da vida. Esperamos mais visitas dos familiares de pacientes internados, uma vez que o próprio paciente está impossibilitado de visitá-los, mas, posteriormente poderá encontrar aqui explicações para muito do acontecido e praticado.

Ao internauta médico, igualmente servem os detalhes técnicos do nosso trabalho como especificamente ao internauta intensivista, uma página de lazer para os momentos de descanso".

modificado de http://planet-hawaii.com/nhch/service.html

Sandra Rodrigues Gomes é formada em administração e trabalha em um grupo multidisciplinar de telemedicina. Pretende discutir se o relacionamento do profissional da saúde e paciente à distância é válido: quais as diferenças e implicações que existem quando a relação médico-paciente baseia-se no contato "virtual" ou à "distância"?

 modificado de http://apac.ascend.com/2509.html

Sumaia Georges El Khouri é  graduada em  Economia e Administração de Empresas na FEA-USP e está desenvolvendo o tema Telemedicina no Brasil pois, além das experiências brasileiras mais conhecidas, gostaria de ser informada sobre outras já implantadas. Por favor, enviem referências a esse respeito.


Topo da PáginaVoltar (Back)
PúblicoProfissionaisMed. OrientalÍndice
EventosServiçosLinksSaúde Total